quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A homofobia é a agressão contra a mulher

A homofobia é antes de tudo o desmerecimento da mulher. Por que se agride tanto o homem que quer ser mulher? Essa pergunta não cala e quero tecer uma breve reflexão sobre a homofobia.

Quando vejo esses rapazes que se julgam mais machos que os outros, muito viris e arrogantes a propalar insultos a um homossexual, eu me ponho a pensar sobre o que estes indivíduos representam para a sociedade. Chego a me perguntar se eles têm uma possível doença psicológica ou carência afetiva. Creio que o sujeito que age com violência contra um gay, uma lésbica ou um transexual é uma pessoa carente de amor. Carente de carinho, de afeto. O nosso desafio é amá-los, cuidá-los.

Outra questão é que o homofóbico não entende que quando um homem deseja outro homem, isso é apenas um estado natural do ser humano. Quando um travesti se veste, anda e se comporta como mulher é também uma condição do ser humano. São posturas a serem respeitadas.

Se um homem deseja, por motivos pessoais e naturais, se parecer com aquilo que lhe parece completo e sublime, ou seja, querer ser mulher é porque ter um corpo feminino completa a si mesmo como sujeito. É um processo de construção identitária difícil e desafiador, primeira devido à sociedade é violenta para com ele e segundo porque o indivíduo tem a coragem de enfrentar as adversidades.

Ser mulher é ser inquestionavelmente o melhor aspecto da vida. Dela nascemos, fomos gerados e nos geramos. O feminino é tão nobre que a ideia dele já era entendida por nossos antepassados aqui das Américas, quando nomeava a casa/terra de Pacha Mama. A grande mãe, a que gera o mundo.
A ideia da feminilidade é tão ancestral que nos esquecemos disso. Na história das religiões sabe-se que Javé já foi casado com Lilith e na tradição africana-nagô, Oxalá traz o princípio do masculino e feminino, sendo ao mesmo tempo Obatalá e Ododua, profundo mistério.


Assim, tudo isso me faz pensar sobre a atitude homofóbica. Toda vez que alguém agride, seja verbal ou fisicamente um homossexual, indiretamente ataca a mulher. Desmerecer o aspecto feminino de qualquer indivíduo é desprezar a essência da vida, a mulher. Por isso, nos urge eliminar toda e qualquer violência de gênero. A sociedade necessita respeitar a mulher, o gay, o travesti e o transexual, esse é um de tantos outros princípios para concretizarmos a paz.

2 comentários:

  1. Texto lindíssimo, Denilson! De uma lindeza, uma delicadeza e de uma lucidez ímpar!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Helem.
      Que bom que você gostou.
      Temos que refletir sobre essa violência de gênero.

      Beijos mil

      Excluir